Dezembro é o mês em que chega o verão e, junto a ele, vêm as férias. Sair para parques, praias, piscinas e todo tipo de atividade com sol é uma vontade de que todos ficamos, mas é no verão que os riscos que ele traz aumentam, podendo gerar problemas mais graves.
Foi por esse motivo que surgiu a iniciativa de pintar esse mês de laranja. O Dezembro Laranja traz a cor que remente ao sol e ao tom da pele bronzeada, tornando-se, assim, o símbolo da luta contra o câncer de pele.
Dezembro Laranja e a prevenção do câncer de pele
Prevenir-se contra o câncer de pele é fundamental o ano todo, especialmente importante no verão, que começa no fim de dezembro. A radiação solar (luz do sol) é a maior causa de câncer de pele.
Nesse Dezembro Laranja, confira algumas dicaspara se prevenir:
- Evite contato com o sol entre 10h e 16h;
- Hidrate bem a sua pele;
- Use protetor solar;
- Use acessórios como boné, chapéu, sombrinha e guarda-sol;
Dezembro laranja e os direitos das pessoas com câncer
No Dezembro Laranja, além de prevenção, é importante falar sobre os direitos que têm os portadores do câncer de pele, que, assim como todas as pessoas que possuem outras doenças graves, têm direito a benefícios sociais.
Para tais casos, vale consultar um advogado especializado que auxilie no acesso a esses direitos, como a Sociedade de Advocacia Carlos Carvalho, um escritório de advocacia especializado em Direito Médico e da Saúde.
Aqui, você encontra uma pequena lista com alguns dos direitos que contemplam os portadores de câncer de pele:
- Auxílio Doença;
- Aposentadoria;
- Saque do FGTS e PIS – PASEP;
- Isenção do Imposto de Renda;
- Isenção de IPI, ICMS e IOF na aquisição de veículo;
- Isenção no pagamento de IPVA;
- Isenção no pagamento de IPTU;
- Quitação do financiamento imobiliário;
- Prioridade no recebimento de precatórios;
- Livre dos rodízios de veículos;
- Serviço de atendimento médico domiciliar pelo SUS;
- Medicamentos gratuitos, entre outros direitos.
Dezembro Laranja e a importância da advocacia
É fundamental que portadores de câncer de pele tenham o auxílio necessário para usufruir seus direitos. Afinal, a situação exige exames e tratamentos que,em geral, são bem caros. Entretanto, tanto os convênios particulares quanto o SUS, costumam dificultar e até retardar o atendimento do paciente.
A ANS é a agência reguladora dos planos de saúde do Brasil, vinculada ao Ministério da Saúde. É ela que dá assistência na relação entre prestadoras de serviço de saúde e consumidores, contribuindo para o desenvolvimento de ações dessa esfera no país.
Mesmo com toda a regulação envolvida na relação entre os pacientes e os planos de saúde, muitos procedimentos médicos que por eles deveriam ser cobertos, acabam sendo negados de forma ilegal.
Portanto, falar de Dezembro Laranja é também falar de advocacia. Ela é o instrumento que garante o cumprimento da Lei, e possíveis correções que devem ser feitas fundamentadas no Código de Defesa do Consumidor, na Constituição Federal e nas Leis Especiais.
A Advocacia faz com que seus direitos sejam cumpridos e, no caso de câncer, o diagnóstico, assim como rapidez no tratamento, evitam que a doença atinja um grau irreversível.
A Sociedade de Advocacia Carlos Carvalho possui uma equipe especializada em Direito Médico e da Saúde, e pode ajudar para fazer valer seus direitos, na realização de exames, tratamentos, obtenção de medicamentos e demais direitos.