Quem tem diabetes ou conhece alguém que possui essa doença sabe como é difícil tratá-la. Com isso, a bomba de insulina para diabéticos é um aparelho que tem o propósito de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
A bomba de infusão de insulina, como também é conhecida, é um instrumento eletrônico que libera o medicamento durante 24 horas e pode ser levada a todos os lugares.
A substância liberada passa por um tubo até chegar a uma cânula que está ligada ao corpo da pessoa por meio de uma agulha inserida no braço, na coxa ou no abdômen.
Esse aparelho é um método inovador que facilita o tratamento de pessoas com diabetes. Por isso, é imprescindível entender o quão essencial esse instrumento é e como ter acesso a ele.
A importância e os benefícios da bomba de insulina para diabéticos
Como as injeções de insulina são frequentes durante o dia, o cotidiano de um indivíduo que possui diabetes é exaustivo.
Isso faz com que algumas pessoas se esqueçam de aplicar a injeção ou até mesmo deixem de se cuidar, o que é capaz de acarretar ainda mais problemas de saúde.
No entanto, com o desenvolvimento da medicina, foi possível o surgimento de alguns dispositivos que facilitam o dia a dia de pessoas que precisam de cuidados constantes.
A bomba de insulina para diabéticos é um desses dispositivos. Esse aparelho apresenta diversos benefícios. Aqui, destacamos as seguintes vantagens:
- Diminui os riscos de hipoglicemia e de complicações causadas devido ao diabetes;
- Permite que o horário das refeições seja mais flexível;
- Não é preciso se preocupar com o horário em que as injeções devem ser aplicadas;
- Não é necessário carregar frascos com insulina, já que o medicamento necessário está na bomba;
Como adquirir o aparelho por meio do SUS e de planos de saúde?
Para solicitar o instrumento, deve-se mostrar os laudos médicos com a indicação do dispositivo a ser utilizado, a receita com a medida mensal do remédio e os documentos pessoais.
Devido ao preço da bomba de insulina para diabéticos, aliado aos custos com manutenção e remédios, muitas pessoas têm dificuldades de acesso ao aparelho.
Por esse motivo, o Sistema Único de Saúde e os planos de saúde devem cuidar do custeio desse tratamento.
Os artigos 5º e 196º da Constituição Federal garantem o direito à vida e à saúde, sendo obrigação do Estado oferecer o tratamento necessário e de acordo com a indicação médica.
Alguns planos de saúde alegam que não oferecem o aparelho porque não está no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e porque o remédio não será aplicado dentro do ambiente hospitalar.
No entanto, há a confirmação de que o rol da ANS não é taxativo e que o fato de a aplicação ser fora do hospital não muda em nada o dever que os planos de saúde têm de cobrir os tratamentos.
Auxílio jurídico
Como vimos, o acesso à bomba de insulina é um direito, porém, há algumas complicações para se obter o aparelho.
Quando há recusa tanto do SUS, quanto dos planos de saúde, é preciso recorrer à justiça para garantir o acesso a esse direito.
Há escritórios advogados especializados em temas ligados a questões de saúde, como o Dr. Carlos Carvalho, que tem como uma de suas áreas de atuação o direito médico e da saúde.
Com a ajuda dos profissionais preparados e com todas as informações pertinentes ao assunto, é possível fazer valer os seus direitos e ter acesso pleno a eles.
boa noite que tipo de manutenção mensal se refere